quinta-feira, 31 de março de 2011

Os benefícios da drenagem linfática manual.

O sistema linfático é um sistema paralelo ao circulatório, formado por uma grande rede de vasos semelhantes às vias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o organismo e recolhem o líquido dos espaços existentes entre os tecidos, que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e direcionando a circulação sanguínea. Desta maneira, o sistema linfático, ao mesmo tempo, drena o excesso de líquido acumulado entre os tecidos e as toxinas do organismo, elevando a defesa do corpo contra doenças e infecções.

A técnica de drenagem linfática manual é complexa, constituida por um conjunto de manobras muito específicas, que estimula o sistema linfático por meio de massagens, contribuindo na eliminação do excesso de líquidos e toxinas pela urina. O fisioterapeuta pressiona e desliza as mãos sobre a pele do paciente, direcionando o líquido excedente pra os gânglios linfáticos que são responsáveis por essa eliminação, reduzindo o inchaço do corpo.

Desta forma, a drenagem é indicada em diversos casos como no tratamento pré e pós- operatórios de lipoaspiração, cirurgias plásticas, micro lipoaspiração, combatendo a gordura localizada. A drenagem linfática também atua no tratamento do fibro edema gelóide (celulite), pós-traumatismos, retenção de líquidos, cansaços e desconforto muscular que comumente ocorre durante a gestação, em certos períodos de TPM, insônia e pós- mastectomia. A drenagem linfática manual contribui para a defesa do corpo e sua ação antiinflamatória, promove relaxamento reduzindo a ansiedade do dia-a-dia.

Ressalta-se que é recomendável que a técnica de drenagem linfática deve ser realizada por fisioterapeutas, pois, para realizar esta técnica específica de drenagem linfática manual deve-se possuir um conhecimento aprofundado sobre fisiologia (funcionamento) e anatomia do sistema linfático, pois existem contra indicações e cuidados. Em mulheres grávidas uma técnica mal executada pode estimular as contrações uterinas e causar até a antecipação do parto a partir do sexto mês de gravidez. O fisioterapeuta deve verificar fisiologia do corpo do paciente em questão e antes iniciar a sessão, observar se o útero não está contraído. Além do mais, dependendo do caso, pode prejudicar a circulação causando hematomas. Contudo, a drenagem não deve ser realizadoa se a pessoa estiver com febre, processos infecciosos, trombose, insuficiência cardíaca congestiva descompensada, hipertensão arterial não controlada e neoplasias malignas (câncer).

Então se você está com retenção de líquidos, ou quer manter a saúde e a boa forma, vale à pena recorrer à drenagem linfática manual sendo também importante associá-la com exercícios regulares e alimentação saudável e lembrando-se sempre que esta deve ser realizada apenas por profissionais qualificados.  

Fonte: Nicole Vieira.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Massagem RELAXante!

Além da sensação de prazer e bem estar, uma massagem relaxante tem vários outros benefícios:

.Estimula a relaxação física e psicológica
• Alivia dores proporcionando bem-estar aos lugares cansados e doloridos do corpo
• Ajuda na reposição de músculos danificados
• Aumenta a circulação do sistema sanguíneo e linfático
• Aumenta a capacidade de oxigenação do sangue
• Estimula a recuperação muscular produzida pela fatiga
• Ajuda na eliminação do ácido lático (uma excreção produto da atividade muscular)
• Ajuda a eliminar a rigidez e a paralisia temporal
• Ajuda a reduzir inchaço
• Promove a regeneração dos tecidos
• Aumenta o nível de ação e liberdade dos movimentos
• Tonifica a musculatura
• Atua tanto como sedante e estimulante para o sistema nervoso, dependendo da técnica utilizada
• Alivia reduzindo a possibilidade de câimbras e espasmos musculares

Cuide-se! Proporcione esse prazer a você mesmo!

segunda-feira, 21 de março de 2011

PLATAFORMA VIBRATÓRIA!

A plataforma vibratória é a solução pra quem não tem muito tempo para frequentar uma academia!

Devidamente orientada por um fisioterapeuta ou educador físico, ela resulta nos seguintes benefícios:
Para estética e saúde:
- Massagem e relaxamento.
- Aumenta a produção de hormônios regenerativos e por tal, a capacidade individual de recuperação.
- Combate o estress e a depressão.
- Melhora a agilidade muscular.
- Torna as articulações mais flexíveis e funcionais.
- Melhora o funcionamento do Sistema Nervoso.
- Melhora a coordenação muscular e o equilíbrio.
- Melhora o funcionamento do Sistema Digestivo.
- Reduz a gordura excedente e a celulite.
- Drenagem linfática.
- Fortalecimento dos tecidos (pele mais firme).
- Tonifica os músculos.
- Reduz osteoporose.
- Combate a artrose.
- Combate a arteriosclerose
- Combate a esclerose múltipla.
- Combate o reumatismo e outras doenças articulares e ósseas.
- Reduz as varizes.
- Regenera cartilagem.
- Reduz as dores de costas.
- Melhora a circulação sanguínea.
- Regulariza a pressão arterial.
- Reduz os níveis de colesterol.

Condição física:
- Alongamentos (stretching).
- Menor esforço das articulações, ligamentos e tendões.
- Programas de reabilitação.
- Potencia os resultados do treino convencional.
- Incrementa os efeitos do estímulo cardiovascular.
- Acelera a recuperação pós-esforço.
- Melhora a circulação sanguínea.
- Melhora a coordenação motora.
- Aumenta a força explosiva.
- Aumenta o poder de aceleração.
- Aumenta a potência muscular.

 Como funciona?
O sistema baseia-se em repetir im estímulo sobre os músculos, tendões e ligamentos, gerando uma resposta de contração imediata, sem sobrecargas. Com a vibração, consegue-se trabalhar a 100% os músculos. Adotando diferentes posturas potencia-se o exercício em determinadas partes do corpo, sem esforço. Os músculos são oxigenados e consegue-se queimar a gordura corporal.
Mas engana-se quem pensa que não cansa e não desce suado da plataforma!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Qualidade de Vida

Este é mais um espaço para conversarmos sobre Qualidade de Vida, o lema principal da Bioesthétique!
Crítica e sugestões são sempre bem vindas! Aqui, também iremos ajudar você a tirar todas as dúvidas sobre os mais diversos temas ligados a saúde, beleza e bem estar!

Pra começar, você sabe o que é Medicina Ortomolecular?
A ciência viabiliza uma vida mais longa e saudável com tratamentos preventivos que retardam o relógio biológico e revertem os efeitos do avanço da idade no organismo.

Qual a principal vantagem do tratamento baseado nas Ciências Antienvelhecimento?
Retardar o processo de envelhecimento e dar qualidade de vida ao paciente, reduzindo o aparecimento de doenças degenerativas, ditas "da idade". Torna-se possível envelhecer de maneira saudável e produtiva, com vigor físico, memória e desempenho sexual semelhantes aos de pessoas bem mais jovens, com saúde e alegria de viver.

Qual o principal método desse tratamento?
O principal é a modulação hormonal através da reposição de hormônios bioidênticos. Também orientamos nossos pacientes a uma prática regular de exercícios físicos moderados, a uma alimentação em zona de equilíbrio hormonal e à aquisição de hábitos mais saudáveis, que melhorem seu estilo de vida.

Como é realizada essa reposição de hormômios bioidênticos?
Através de exames laboratoriais verificamos níveis hormonais do nosso paciente (hormônios tireoidianos, hormônios sexuais femininos e masculinos, hormônio do crescimento, hormônios da supra-renal e cortisol, conhecido como o hormônio do estresse). Identificando os hormônios que estão em déficit ou em excesso, os mesmos serão corrigidos para que o paciente experimente uma melhora em seu estado de saúde, com um envelhecimento mais lento e livre das chamadas "doenças da velhice".

Por que hormônios bioidênticos?
Os hormônios sintéticos não bioidênticos são substâncias estranhas ao nosso corpo e, por isso, causam efeitos colaterais importantes. Já os hormônios bioidênticos, embora também sintéticos, são fabricados de forma que suas moléculas são exatamente iguais aos hormômios naturais produzidos no nosso organismo quando somos jovens e não causam danos à saúde quando usados corretamente.

O que se pode esperar como resultado desse tratamento?
O que logo se percebe é a melhora na qualidade de vida. Pessoas com queixa de fadiga crônica, dificuldade para manter peso, o emocional afetado e pobre desempenho sexual relatam que, nos primeiros meses de tratamento, já observam melhora do quadro clínico inicial. A energia retorna, a sexualidade, a memória, o vigor físico e a disposição voltam aos patamares de um adulto jovem. Nota-se uma redução substancial nos níveis de estresse e a melhora do estado emocional.

Qual a idade ideal para iniciar esse tratamento?
É recomendável iniciar o tratamento a partir dos 25 a 30 anos de idade, quando os hormônios já começam a declinar.

Quem é Dra. Paula Figueiredo?
É médica pós graduada em Ciências Antienvelhecimento pela Universidade Paulista. Desenvolve, na Bioesthétique, um programa de diagnóstico, tratamento e controle das alterações orgânicas e hormonais causadoras do envelhecimento do ser humano. Esse programa traz como benefícios, o retardo do processo de envelhecimento físico, psicológico, traduzindo em uma vida mais longa, saudável, produtiva, plena e feliz!